Skip to main content

Grupo eChanges recebido pela EPPGDL

A Equipa de Projeto para o Plano Geral de Drenagem de Lisboa (EPPGDL) recebeu no passado dia 10 de maio, no estaleiro de Campolide, uma equipa do projeto europeu REGILIENCE (Regional Pathway to Climate Resilience).

A visita foi promovida pelo grupo eChanges do centro de investigação cE3c, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito da Management Board Meeting deste projeto. O seu interesse foca-se na resiliência climática e adaptações às alterações climáticas, temas em que o Plano Geral de Drenagem de Lisboa perfeitamente se enquadra.

A EPPGDL apresentou o Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) e a respectiva obra dos túneis de drenagem, que decorre na nossa cidade.

A Direcção de Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE), também anfitriã desta visita, apresentou as soluções de “controlo na origem”, que se materializam na construção de bacias de retenção e que são um dos vetores de atuação do PGDL.

Após as apresentações, o grupo teve também oportunidade de visitar alguns pontos de interesse no estaleiro de Campolide (depósito para remediação de solos, zona de construção de estacas e escavações e zona de armazenamento da tuneladora OLi) e o Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, na Praça de Espanha, intervenção recente onde se garantiu a formação de uma bacia de retenção através de uma solução de base natural (“Nature-Based Solution” ou “NBS”) para mitigação de cheias.

Apresentação
21 817 74 35 | 9h - 18h (dias úteis)
plano.drenagem@cm-lisboa.pt