Perguntas frequentes
Junto aos diversos estaleiros de obra (Intervenções à Superfície)
Os estaleiros irão suprimir alguns lugares de estacionamento. Serão os estritamente necessários para o desenvolvimento da obra e para assegurar a mobilidade e segurança na sua envolvente. Infelizmente não será possível evitar este constrangimento. Para todos os moradores em situação mais sensível, que tenham já lugares reservados (mobilidade reduzida, famílias numerosas) serão garantidos lugares alternativos. Para os restantes moradores e comerciantes o município irá igualmente procurar, sempre que possível, alternativas aos lugares suprimidos por força da obra.
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
Para todas as áreas de intervenção, ocupadas pelos 7 estaleiros de obra, que contenham árvores, são emitidos Relatórios Técnicos de Arvoredo pelos serviços competentes do município.
Nestes relatórios são identificadas e avaliadas todas as árvores existentes nos estaleiros e definidas as operações mais indicadas para aquelas que, por força da obra, tenham de sofrer alguma intervenção.
Os abates serão, sempre que possível, evitados.
As exceções serão para os exemplares arbóreos, que estejam doentes ou demasiado desenvolvidos ou ainda pertencentes a espécies consideradas invasoras, inviabilizando assim operações de transplante.
As árvores que forem abatidas ou transplantadas serão sempre repostas ou substituídas, com exceção de um número muito reduzido que, por força do resultado final da obra, não terá condições para existir.
Os serviços competentes do município acompanharão também todos os trabalhos da obra que se reflitam no arvoredo de modo a garantir intervenções ajustadas e tecnicamente apropriadas, tanto para os transplantes e abates como também para podas que sejam absolutamente necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos da empreitada ou para a correção e melhoramento de conformação dos exemplares.
Na área "Notícias / Arvoredo", deste site, poderá consultar informação detalhada sobre os abates e transplantes de arvoredo já aprovados pelos serviços municipais competentes.
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
De acordo com o Caderno de Encargos da empreitada, o Empreiteiro tem como obrigação limpar os rodados antes de sair dos estaleiros para não levar sujidade para o exterior. No caso ser levada sujidade para o exterior o Empreiteiro será responsável pela sua limpeza imediata.
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
A localização dos estaleiros da obra dos túneis bem como, de forma genérica, os respetivos condicionamentos na mobilidade, podem ser consultados neste site.
De acordo com o procedimento legal e regulamentar do município, todos os estaleiros terão obrigatoriamente um plano de condicionamento provisório de tráfego, aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa, que pode ser consultado, on-line em: Condicionamentos de Trânsito - Informações e Serviços (lisboa.pt)
Estes condicionamentos são dinâmicos, de acordo com a evolução da obra, e podem também sofrer alterações durante o decurso dos trabalhos, por força de eventuais imprevistos.
Caso verifique que os condicionamentos não estão de acordo com o previsto e aprovado pelo município, por favor informe-nos para que possamos corrigir essa situação com a maior brevidade.
Os trabalhos serão realizados, sempre que possível, em período diurno (8h-20h), respeitando o período noturno habitual de descanso. Durante a noite, serão apenas executados os trabalhos que causam grande constrangimento no tráfego automóvel durante o dia.
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
Para a minimização de impactes negativos, causados pelos estaleiros desta obra, a Câmara Municipal de Lisboa, garantiu algumas condições:
- Não será permitida a sobreposição de contentores onde estes possam causar obstáculo visual de e para as fachadas das habitações/escritórios/estabelecimentos comerciais. Esta situação só será permitida no estaleiro da Av. Almirante Reis porque a falta de espaço não permite qualquer solução alternativa que garanta o bom desenvolvimento da obra
- Os tapumes dos estaleiros, para além da identificação da obra, irão conter a menção dos estabelecimentos comerciais que por eles serão “escondidos”, recorrendo aos seus logotipos e/ou nomes (se assim pretenderem os respetivos comerciantes)
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
Para a minimização de impactes negativos, causados pelos estaleiros desta obra, a Câmara Municipal de Lisboa, garantiu algumas condições:
- Não será permitida a sobreposição de contentores onde estes possam causar obstáculo visual de e para as fachadas das habitações/escritórios/estabelecimentos comerciais. Esta situação só será permitida no estaleiro da Av. Almirante Reis porque a falta de espaço não permite qualquer solução alternativa que garanta o bom desenvolvimento da obra
- Os tapumes dos estaleiros, para além da identificação da obra, irão conter a menção dos estabelecimentos comerciais que por eles serão “escondidos”, recorrendo aos seus logotipos e/ou nomes (se assim pretenderem os respetivos comerciantes)
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
Os estaleiros irão suprimir alguns lugares de estacionamento. Serão os estritamente necessários para o desenvolvimento da obra e para assegurar a mobilidade e segurança na sua envolvente.
Infelizmente, não será possível evitar este constrangimento. Para todos os moradores em situação mais sensível, que tenham já lugares reservados (mobilidade reduzida, famílias numerosas) serão garantidos lugares alternativos. Para os restantes moradores e comerciantes, o município irá igualmente procurar, sempre que possível, alternativas aos lugares suprimidos por força da obra.
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
A localização dos estaleiros da obra dos túneis bem como, de forma genérica, os respectivos condicionamentos na mobilidade, podem ser consultados neste site.
De acordo com o procedimento legal e regulamentar do município, todos os estaleiros terão obrigatoriamente um plano de condicionamento provisório de tráfego, aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa, que pode ser consultado em Condicionamentos de Trânsito - Informações e Serviços (lisboa.pt)
Estes condicionamentos são dinâmicos, de acordo com a evolução da obra, e podem também sofrer alterações durante o decurso dos trabalhos, por força de eventuais imprevistos.
Caso verifique que os condicionamentos não estão de acordo com o previsto e aprovado pelo município, por favor informe-nos para que possamos corrigir essa situação com a maior brevidade.
Os estaleiros desta obra causarão inevitavelmente alguns constrangimentos na mobilidade. Apesar disso, a sua implantação e acessos foram definidos tendo em vista a minimização de impactes negativos. Os acesso e circuitos pedonais serão sempre garantidos a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.
Todos os veículos de emergência terão garantidos os respetivos acessos, ainda que haja desvios provisórios nos respetivos circuitos nos estaleiros da Av da Liberdade, da Rua de Santa Marta, da Av. Almirante Reis, de Santa Apolónia e do Beato.
Os circuitos cicláveis são também garantidos ainda que sujeitos a desvios pontuais ou muito curtas interrupções, como será o caso dos Estaleiros da Av. Almirante Reis, da Av. da Liberdade, de Sta Apolónia e do Beato.
Caso verifique que alguma destas situações não está a ser cumprida, avise-nos por favor para que as possamos corrigir com a maior brevidade.
Na Cidade
No âmbito do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL 2016/2030), o adjudicatário da execução dos Túneis de Drenagem de Lisboa e intervenções associadas tem a obrigação contratual de proceder à vistoria das edificações num raio de 30 metros com centro no eixo dos Túneis a construir – Túnel Monsanto/Sta. Apolónia e Túnel Chelas/Beato.
Estas vistorias, efetuadas em cerca de 3.900 habitações/estabelecimentos comerciais, foram depositadas em Notário pelo adjudicatário do contrato no dia 9 de agosto de 2022.
Sim. Deverá para o efeito preencher a minuta aqui disponibilizada e remetê-la para eppgdl.vistorias@cm-lisboa.pt.
Na verdade, de uma forma simplificada, o que conseguimos com esta obra em concreto é um desvio das águas das chuvas do atual sistema de coletores, sobretudo os localizados nos vales naturais da cidade (por exemplo a zona do Parque Eduardo VII/Avenida da Liberdade, a zona da Rua de Santa Marta – que era uma antiga ribeira ou o vale da Av. Almirante Reis) em caso de grandes chuvadas. Esta é uma das obras mais importantes deste Plano.
Mas o Plano materializa-se em várias outras ações, algumas delas até já realizadas. Destas, realçamos as seguintes:
- Controlo na origem - através da construção de Bacias de retenção/infiltração e trincheiras drenantes (Por exemplo no Alto da Ajuda e na Ameixoeira – já construídas)
- Transvase de bacias - Construção de 2 túneis com diâmetro interno de 5,5m e extensão total de cerca de 6 Km – acima descrito
- Reforço/reabilitação da rede de saneamento de maiores dimensões (doméstica e águas da chuva)
- Melhoria do conhecimento da rede de saneamento de Lisboa e do seu funcionamento
Na verdade, o Plano Geral de Drenagem de Lisboa traduz-se num conjunto de ações e obras, entre as quais, a Obra dos Túneis de Drenagem, que iniciou este ano. Poderá acompanhar as datas previstas para o desenvolvimento dos trabalhos na página "Estaleiros" neste site.
Esta obra traz grandes benefícios para a Cidade. Vai permitir evitar cheias e inundações e as consequências nefastas, tanto do ponto de vista social como económico, que todos conhecemos. Vai preparar a cidade para os fenómenos extremos provocados pelas alterações climáticas. Realçamos que esta obra foi planeada para as chamadas “chuvadas centenárias”. E, muito importante numa altura em que vivemos um período de seca extrema / seca severa em todas as regiões de Portugal, vamos promover o uso de água reutilizada (Agua+), diminuindo a utilização de água potável e utilizando esta água reciclada para lavagens de ruas, regas de espaços verdes, reforço das redes de incêndio. Isto é contribuir para a eficiência hídrica da cidade e poupar um recurso escasso e precioso. Sim, estamos a preparar Lisboa para os desafios do futuro.
A construção destes 2 túneis (um desde Campolide até Santa Apolónia e o outro desde o Beato até Chelas) deverá durar cerca de 2,5 anos estimando-se o final da obra no primeiro trimestre de 2025.
Site: https://planodrenagem.lisboa.pt/
E-mail: plano.drenagem@cm-lisboa.pt
Linha telefónica dedicada: 21 817 74 35 | das 9h às 18h (dias úteis)
A localização dos estaleiros da obra dos túneis bem como, de forma genérica, os respetivos condicionamentos na mobilidade, podem ser consultados neste site.
De acordo com o procedimento legal e regulamentar do município, todos os estaleiros terão obrigatoriamente um plano de condicionamento provisório de tráfego, aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa, que pode ser consultado em Condicionamentos de Trânsito - Informações e Serviços (lisboa.pt)
Estes condicionamentos são dinâmicos, de acordo com a evolução da obra, e podem também sofrer alterações durante o decurso dos trabalhos, por força de eventuais imprevistos.
Caso verifique que os condicionamentos não estão de acordo com o previsto e aprovado pelo município, por favor informe-nos para que possamos corrigir essa situação com a maior brevidade.