Skip to main content

PGDL no Congresso Mundial de Túneis

A obra dos túneis de drenagem do Plano Geral de Drenagem de Lisboa foi apresentada na sessão plenária do dia 16 de maio, no Congresso Mundial de Túneis “WTC2023 (World Tunnel Congress 2023)”, promovido pela ITA (International Tunneling and Underground Space Association).

Neste congresso, que decorre em Atenas entre os dias 12 e 18 de maio, estão a ser apresentadas apenas algumas obras a nível mundial que se enquadram no tema principal deste evento: as alterações climáticas e as soluções promovidas pela utilização do espaço subterrâneo, que é uma das preocupações mundiais referidas na 27.ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27). 

Uma das obras escolhidas foi a do túneis de drenagem de Lisboa pois dão uma resposta concreta a este tema, associando ainda a utilização das melhores práticas contratuais e de acompanhamento destas obras com recurso a software BIM (Building Information Modeling).

O 32.º Relatório da ITA versa sobre o universo subterrâneo das áreas urbanas para cidades resilientes, sendo este um perfeito enquadramento para a obra dos túneis de Lisboa.

congresso_tuneis
21 817 74 35 | 9h - 18h (dias úteis)
plano.drenagem@cm-lisboa.pt