Skip to main content

Começou a escavação do primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem

Para assinalar o início da perfuração de um dos dois túneis do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), o Estaleiro de Campolide foi palco da bênção da Estátua de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.

Na cerimónia, que marca o arranque dos trabalhos da tuneladora H2O, no túnel Monsanto-Santa Apolónia, o Patriarca de Lisboa, Rui Valério, benzeu a Estátua de Santa Bárbara, considerada protetora daqueles que trabalham no subsolo.

José Fernando da Silva Ferreira é uma dessas pessoas. Desde 2015, coordena a equipa do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, cuja obra está em curso e que “tem por objetivo final a mitigação, entre 70% e 80%, dos problemas das inundações em Lisboa provocadas por efeitos pluviais extremos”.

O trabalho que desenvolve, à frente da “maior obra que o município já lançou em toda a sua história”, foi hoje reconhecido pela Câmara Municipal de Lisboa, com a entrega da Medalha Municipal de Bons Serviços. A distinção - publicada no Despacho 191/P/2023 - e entregue pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas, reconheceu “um homem muito especial", um "grande engenheiro", que liderou a equipa de técnicos que "lutaram a vida toda" para que a obra acontecesse.

Obra do Plano Geral de Drenagem de Lisboa - Estaleiro de Campolide
21 817 74 35 | 9h - 18h (dias úteis)
plano.drenagem@cm-lisboa.pt