Skip to main content

Intervenções no arvoredo na Av. da Liberdade

No decurso da obra foi possível suspender dois transplantes e três abates inicialmente previstos em projeto. Se a evolução dos trabalhos se mantiver positiva neste aspeto, serão salvaguardadas estas cinco árvores até ao final da obra.

Até ao momento, foram transplantadas, durante os meses de abril e maio de 2023, oito árvores (plátano: Platanus x hybrida , lodãos bastardos: Celtis australis e lodão americano: Celtis occidentalis) para a Rua Castilho, Parque Eduardo VII e Jardim das Amoreiras.

Foram já abatidas seis árvores (um plátano: Platanus x hybrida, quatro lodãos bastardos: Celtis australis e um lodão americano: Celtis occidentalis) que, pelo seu elevado porte e altura resultante do crescimento estiolado, não apresentavam condições vegetativas e/ou fitossanitárias viáveis para operações de transplante.

Foi adicionalmente abatida uma árvore (lodão bastardo: Celtis australis) que sofreu danos no transporte, ficando inviável para transplante.

A única intervenção em falta traduz-se em um abate (lodão americano: Celtis occidentalis ) , a realizar de acordo com a evolução dos trabalhos.Será plantado, nas proximidades, o dobro das árvores abatidas no decurso desta obra, em cumprimento do Despacho nº 1/GVAFP/2022, estando ainda a ser analisadas as localizações a considerar.

Árvore transplantada da Av. da Liberdade para o Parque Eduardo VII

Árvore transplantada da Av. da Liberdade para o Parque Eduardo VII

21 817 74 35 | 9h - 18h (dias úteis)
plano.drenagem@cm-lisboa.pt